Educação Física Adaptada

Educação Física Adaptada

Handebol de cadeiras/ inclusão do aluno cadeirante.

O jogo seguirá a mesma dinâmica do que se é jogado tradicionalmente.

Porém cada aluno terá que estar de posse de uma cadeira, que é usada em sala de aula.

Como se joga!

O aluno para receber, passar e arremessar a bola deverá estar sentado na cadeira, quando estiver sem a posse de bola ele pode se movimentar normalmente pela quadra, desde que esteja levando a cadeira.

Quando estiver realizando o movimento de barreira, não será permitido que o aluno fique em pé para interceptar o arremesso ou o passe.

Variação- Pode-se aplicar o Basquetebol.

Caso tenham alguma outra sugestão me enviem.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

sugestão de aula- ginástica

Conteúdo Estruturante - Ginástica
Conteúdo Básico - Ginástica de Academia

Série - 1 ano. Programação prevendo 38 encontros (76 aulas) com aulas geminadas.
Tempo destinado à ginástica: 16 aulas - 8 encontros
Objetivo Geral: Conscientizar o aluno sobre o papel da ginástica nos aspectos sociais, culturais, econômicos, estéticos e biológicos.

1° momento: Prática Social
O que se sabe sobre a ginástica e quais os diferentes tipos de ginástica?
Alguém na turma frequenta academia? O que o motivou?
Quem não frequenta, por que não o faz?

2° momento: Problematização
Qual o público que frequenta as academias?
Qual a segmentação deste público dentro das diferentes modalidades?
Por que se vai para a academia com estes objetivos?
Em que representações de corpo estamos nos baseando? (intenção de falar do culto ao corpo, estética e mídia)

3° momento: Instrumentalização
Livro capítulo 7, página 112-114.(“Ginástica: Um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos?”)
Vivência prática (aeróbica)

Vídeo - diferentes tipos de ginástica
Vivência prática (step)

Elaboração do questionário que será aplicado na academia
Vivência prática (ginástica localizada)

Visita à academia - observar os usuários habituais da academia, aplicar o questionário, experimentar aparelhos de musculação

Retomada das questões problematizadas comparando as primeiras impressões com o observado na prática na visita
Vivência prática (alongamento)

Montagem do seminário: grupos divididos por tipos de ginástica devem montar uma apresentação prática e teórica sobre o seu tema

4° Momento: Avaliação Apresentação do Seminário

Instrumento de avaliação: Seminário

Critérios:
- Consegue caracterizar a sua prática?
- Organização da Apresentação
- Consegue elencar benefícios e riscos daquela prática?
- Consegue identificar os fatores determinantes para a freqüência/escolha deste tipo de atividade

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