Proposta Curricular modalidade Eja
Disciplina Educação Física
Conteúdos Estruturantes: Esportes
Conteúdos Básicos: Coletivos e Individuais
Conteúdos Específicos: Voleibol, Handebol, Futsal, Basquete, Tênis de Mesa
Abordagem Teórica – Metodológica
Recorte histórico, estudar as regras oficiais e sistemas táticos,
Organização de campeonatos, torneios de acordo com os sistemas de disputas (eliminatória simples, dupla entre outros),
discutir e analisar o Esporte em seus diferentes aspectos (lazer, nutrição, saúde e prática esportiva),
Avaliação
Organizar e vivenciar atividades esportivas, construção de tabelas e arbitragem,
Compreender as questões sobre o doping e questões relacionadas à saúde e nutrição.
Conteúdos Estruturantes: Jogos e Brincadeiras
Conteúdos Básicos: Jogos de Tabuleiro
Conteúdos Específicos: Xadrez, Dominó, Trilha e Dama
Abordagem Teórica – Metodológica
Recorte histórico, estudo das regras oficiais, organização de eventos
Avaliação
Analisar e reconhecer as principais regras dos Jogos de Tabuleiro organizar
gincanas.
Conteúdos Estruturantes: Dança
Conteúdos Básicos: Danças de Salão
Conteúdos Específicos: Vanerão, Xote, Forró, Marchinha
Abordagem Teórica – Metodológica
Possibilitar o estudo sobre a Dança relacionada à expressão corporal e a diversidade de culturas,
analisar e vivenciar as diferentes danças e seu diferentes ritmos, estimular a criação coreográfica e a organização de Festival de Dança.
Avaliação
Conhecer os diferentes passos, posturas, conduções, formas de deslocamentos,
Criação e apresentação de coreografias.
Conteúdos Estruturantes: Ginástica
Conteúdos Básicos: Ginástica de Academia
Conteúdos Específicos: Alongamentos, ginástica localizada, pular cordas
Abordagem Teórica – Metodológica
Analisar a função social da ginástica, estudar a ginástica no mundo do trabalho (Ginástica Laboral), relação entre ginástica, sedentarismo e qualidade de v ida, freqüência cardíaca, resistência muscular, diferença entre resistência e força, desvios posturais, gastos energéticos, organização de festival de ginástica.
Avaliação
Compreender e aprofundar a relação entre a ginástica e trabalho, as questões biológicas, a função social e aprofundar a relação entre a ginástica e trabalho.
Proposta Pedagógica Curricular elaborada em conjunto com os professores que participaram da Reunião Técnica da Eja no Colégio Monsenhor Guilherme no dia 04 de Fevereiro de 2010.
Raul Alves Técnico Pedagógico- Equipe de Ensino- Educação Física
Educação Física Adaptada
Educação Física Adaptada
Handebol de cadeiras/ inclusão do aluno cadeirante.
O jogo seguirá a mesma dinâmica do que se é jogado tradicionalmente.
Porém cada aluno terá que estar de posse de uma cadeira, que é usada em sala de aula.
Como se joga!
O aluno para receber, passar e arremessar a bola deverá estar sentado na cadeira, quando estiver sem a posse de bola ele pode se movimentar normalmente pela quadra, desde que esteja levando a cadeira.
Quando estiver realizando o movimento de barreira, não será permitido que o aluno fique em pé para interceptar o arremesso ou o passe.
Variação- Pode-se aplicar o Basquetebol.
Caso tenham alguma outra sugestão me enviem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário