Educação Física Adaptada

Educação Física Adaptada

Handebol de cadeiras/ inclusão do aluno cadeirante.

O jogo seguirá a mesma dinâmica do que se é jogado tradicionalmente.

Porém cada aluno terá que estar de posse de uma cadeira, que é usada em sala de aula.

Como se joga!

O aluno para receber, passar e arremessar a bola deverá estar sentado na cadeira, quando estiver sem a posse de bola ele pode se movimentar normalmente pela quadra, desde que esteja levando a cadeira.

Quando estiver realizando o movimento de barreira, não será permitido que o aluno fique em pé para interceptar o arremesso ou o passe.

Variação- Pode-se aplicar o Basquetebol.

Caso tenham alguma outra sugestão me enviem.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos/EJA

Proposta Curricular modalidade Eja


Disciplina Educação Física



Conteúdos Estruturantes: Esportes
Conteúdos Básicos: Coletivos e Individuais
Conteúdos Específicos: Voleibol, Handebol, Futsal, Basquete, Tênis de Mesa



Abordagem Teórica – Metodológica


Recorte histórico, estudar as regras oficiais e sistemas táticos,
Organização de campeonatos, torneios de acordo com os sistemas de disputas (eliminatória simples, dupla entre outros),
discutir e analisar o Esporte em seus diferentes aspectos (lazer, nutrição, saúde e prática esportiva),


Avaliação

Organizar e vivenciar atividades esportivas, construção de tabelas e arbitragem,
Compreender as questões sobre o doping e questões relacionadas à saúde e nutrição.





Conteúdos Estruturantes: Jogos e Brincadeiras
Conteúdos Básicos: Jogos de Tabuleiro
Conteúdos Específicos: Xadrez, Dominó, Trilha e Dama




Abordagem Teórica – Metodológica


Recorte histórico, estudo das regras oficiais, organização de eventos


Avaliação

Analisar e reconhecer as principais regras dos Jogos de Tabuleiro organizar
gincanas.
Conteúdos Estruturantes: Dança
Conteúdos Básicos: Danças de Salão
Conteúdos Específicos: Vanerão, Xote, Forró, Marchinha





Abordagem Teórica – Metodológica



Possibilitar o estudo sobre a Dança relacionada à expressão corporal e a diversidade de culturas,
analisar e vivenciar as diferentes danças e seu diferentes ritmos, estimular a criação coreográfica e a organização de Festival de Dança.



Avaliação


Conhecer os diferentes passos, posturas, conduções, formas de deslocamentos,
Criação e apresentação de coreografias.






Conteúdos Estruturantes: Ginástica
Conteúdos Básicos: Ginástica de Academia
Conteúdos Específicos: Alongamentos, ginástica localizada, pular cordas




Abordagem Teórica – Metodológica


Analisar a função social da ginástica, estudar a ginástica no mundo do trabalho (Ginástica Laboral), relação entre ginástica, sedentarismo e qualidade de v ida, freqüência cardíaca, resistência muscular, diferença entre resistência e força, desvios posturais, gastos energéticos, organização de festival de ginástica.



Avaliação

Compreender e aprofundar a relação entre a ginástica e trabalho, as questões biológicas, a função social e aprofundar a relação entre a ginástica e trabalho.



Proposta Pedagógica Curricular elaborada em conjunto com os professores que participaram da Reunião Técnica da Eja no Colégio Monsenhor Guilherme no dia 04 de Fevereiro de 2010.


Raul Alves Técnico Pedagógico- Equipe de Ensino- Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário