Educação Física Adaptada

Educação Física Adaptada

Handebol de cadeiras/ inclusão do aluno cadeirante.

O jogo seguirá a mesma dinâmica do que se é jogado tradicionalmente.

Porém cada aluno terá que estar de posse de uma cadeira, que é usada em sala de aula.

Como se joga!

O aluno para receber, passar e arremessar a bola deverá estar sentado na cadeira, quando estiver sem a posse de bola ele pode se movimentar normalmente pela quadra, desde que esteja levando a cadeira.

Quando estiver realizando o movimento de barreira, não será permitido que o aluno fique em pé para interceptar o arremesso ou o passe.

Variação- Pode-se aplicar o Basquetebol.

Caso tenham alguma outra sugestão me enviem.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

sugestão de aula- dança!!!


Conteúdo Estruturante: Dança
Conteúdo Básico: Dança de Salão
Conteúdo Específico: Forró, Samba e Valsa

1a aula: O que vocês conhecem sobre dança? Quem conhece algum tipo de dança de salão? Qual? Já dançou?
2a e 3a aulas: Exibição do filme: Vem dançar! Nesse filme Antonio Bandeiras é um professor de Dança de Salão que ensina essa modalidade à elite. Decide trabalhar também com alunos problemáticos de uma escola da periferia, do grupo da detenção. O desafio é grande e o processo ensino-aprendizagem resulta em sucesso pela absoluta obstinação do professor que consegue  vencer a resistência dos alunos.
4a e 5a aulas: O professor apresenta o conceito científico da dança. Em seguida relaciona esse conceito com conhecimentos históricos, geográficos, culturais. O papel social da dança nas diferentes civilizações ao longo da história. Os vários estilos de dança. Parte então para a  problematização com questões sobre o filme, previamente formuladas com a intenção de despertar o interesse para o conteúdo básico dança de salão. Divide a turma em grupos, distribuindo o trabalho de pesquisa sobre os conteúdos específicos: forró, samba e valsa. Informa a todos que serão avaliados sob os seguintes critérios: objetividade na pesquisa, capacidade de síntese e de análise, paticipação efetiva;
6a e 7a aulas: Os alunos, no laboratório de informática, pesquisam os diversos tipos de forró: pé-de-serra, paulista, universitário, etc, atentando para as características de cada um, suas semelhanças e diferenças; o samba, sua história... o samba de gafieira, o samba puladinho, o samba quadradinho... O terceiro grupo pesquisa a valsa, sua origem, a dança da corte, da elite... A popularização da valsa... a valsa como ponto alto nas festas de casamento e de formatura. Pesquisam ainda os trajes utilizados pelos dançarinos nas 3 modalidades de dança; Preparam um seminário onde mostrarão os conhecimentos adquiridos, utilizando a TV multimídia e/ou painel com roteiro.
8a e 9a aulas: As equipes apresentam o seminário, expressando o pensamento do grupo de forma abrangente e generalizada, cientes de que serão avaliadas sob os critérios: compreensão de idéias, capacidade de expressão verbal, objetividade, desembaraço e clareza. Cada grupo apresentará um casal trajado de acordo com a dança da qual estão tratando.
10a, 11a, 12a e 13a aulas: O professor ensina aos alunos o forró, o samba e a valsa; utiliza a marcação do ritmo, sentindo a pulsação da música com palmas, batendo os pés, deslocamento individual , casais de mãos dadas e finalmente executando os passos básicos, dois a dois.
14a aula: o professor avaliará o processo ensino, desenvolvido por ele, com o objetivo de verificar a necesssidade ou não de mudanças na metodologia, e o processo de aprendizagem dos alunos. Com a realização de um baile, em que os casais dançarão conforme o conteúdo específico (o forró, o samba e a valsa), os alunos deverão dançar de acordo com o ritmo. À  medida que o professor troca a música, os alunos mudam a forma de dançar. Essa prática permitirá ao professor, analisar se os alunos se apropriaram de novos conhecimentos (mais complexos dos que os que dominavam inicialmente), detectando os avanços no que concerne à dança de salão.

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