Em um mundo que se encontra em constantes transformações em todos os segmentos,surge a necessidade de acompanhar essas mudanças para que possamos entender e interagir da melhor maneira possível, frente aos desafios que temos como educadores.
Por ser uma disciplina que faz parte da base comum da matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio, a Educação Física escolar tem a obrigatoriedade de mudar sua postura enquanto área de conhecimento científico. Segundo as DCES(Diretrizes Curriculares Estaduais) o objeto de estudo da Educação Física escolar é a Cultura Corporal, cultura essa que tem um legado histórico, social e político. Partindo dessa concepção as práticas pedagógicas que estão acontecendo no chão da maioria das escolas públicas, está indo na contra-mão dessa transformação.
Mas de que maneira poderíamos mudar esse posicionamento? Qual tipo de intervenção pedagógica o profissional de Educação Física terá que adotar? Quando falamos em mudanças, temos que abordar os encaminhamentos metodológicos dos conteúdos, de que maneira estão sendo abordados e quais os objetivos esperados dessas atividades?
O aluno tem por direito fazer parte dessa construção, entendendo todas as fases do processo ensino aprendizagem. Quando essas mudanças começarem a acontecer, estaríamos concretizando a importância da disciplina na matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio dos currículos escolares. Caso isso não ocorra estaríamos colocando em risco a imagem da Disciplina perante a comunidade escolar.
Raul Alves- Técnico Pedagógico- NRE FOZ DO IGUAÇU
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