Educação Física Adaptada

Educação Física Adaptada

Handebol de cadeiras/ inclusão do aluno cadeirante.

O jogo seguirá a mesma dinâmica do que se é jogado tradicionalmente.

Porém cada aluno terá que estar de posse de uma cadeira, que é usada em sala de aula.

Como se joga!

O aluno para receber, passar e arremessar a bola deverá estar sentado na cadeira, quando estiver sem a posse de bola ele pode se movimentar normalmente pela quadra, desde que esteja levando a cadeira.

Quando estiver realizando o movimento de barreira, não será permitido que o aluno fique em pé para interceptar o arremesso ou o passe.

Variação- Pode-se aplicar o Basquetebol.

Caso tenham alguma outra sugestão me enviem.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Desafios Contemporâneos da Educação Física Escolar


Em um mundo que se encontra em constantes transformações em todos os segmentos,surge a necessidade de acompanhar essas mudanças para que possamos entender e interagir da melhor maneira possível, frente aos desafios que temos como educadores.
Por ser uma disciplina que faz parte da base comum da matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio, a Educação Física escolar tem a obrigatoriedade de mudar sua postura enquanto área de conhecimento científico. Segundo as DCES(Diretrizes Curriculares Estaduais) o objeto de estudo da Educação Física escolar é a Cultura Corporal, cultura essa que tem um legado histórico, social e político. Partindo dessa concepção as práticas pedagógicas que estão acontecendo no chão da maioria das escolas públicas, está indo na contra-mão dessa transformação.
Mas de que maneira poderíamos mudar esse posicionamento? Qual tipo de intervenção pedagógica o profissional de Educação Física terá que adotar? Quando falamos em mudanças, temos que abordar os encaminhamentos metodológicos dos conteúdos, de que maneira estão sendo abordados e quais os objetivos esperados dessas atividades?
O aluno tem por direito fazer parte dessa construção, entendendo todas as fases do processo ensino aprendizagem. Quando essas mudanças começarem a acontecer, estaríamos concretizando a importância da disciplina na matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio dos currículos escolares. Caso isso não ocorra estaríamos colocando em risco a imagem da Disciplina perante a comunidade escolar.

Raul Alves- Técnico Pedagógico- NRE FOZ DO IGUAÇU

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