GOVERNO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
GRUPO DE ESTUDOS 2010
Caros colegas professores!
O Departamento de Educação Básica inicia os trabalhos do Grupo de Estudos 2010
e deseja boas vindas a todos que, assumindo sua formação continuada, escolheram
participar do grupo da sua disciplina, buscando o aprimoramento da prática pedagógica.
Neste ano serão estudados fundamentos metodológicos das quatorze disciplinas da
Educação Básica, com discussões ancoradas nas respectivas Diretrizes Curriculares. O
objetivo é propiciar aos participantes debates que contribuam para que, cada vez mais,
as Diretrizes Curriculares se efetivem na ação docente.
A troca de experiências, fomentada pelas discussões dos textos possibilitará aos
participantes ampliar seus horizontes teórico-metodológicos, num debate colaborativo
que, em sintonia com outra modalidade de formação continuada ofertada esse ano – o
Itinerante 2010 dá voz ao professor, oportunizando a socialização de sua prática
pedagógica.
Da mesma forma que em anos anteriores o grupo de estudo está organizado em
seis encontros, cuja dinâmica prevê a leitura prévia de textos que servirão de suporte
teórico para reflexões, discussões e a realização das atividades propostas.
Não há necessidade de entregar ao NRE a síntese das discussões realizadas
a cada encontro.
O trabalho final do Grupo de Estudos das disciplinas da Educação Básica será a
produção, individual, de uma prática pedagógica com a TV Multimídia. Por isso, é
necessário que, imediatamente após o sexto encontro, cada participante inscreva, no
portal Dia-a-dia Educação, uma prática pedagógica com a TV multimídia.
A inscrição individual dessa prática poderá ser mantida em rascunho até o final
deste ano, mas é pré-requisito para a pontuação no Grupo de Estudos 2010.
O professor que concluir sua prática, enviá-la ao NRE para que percorra as etapas
de validação e a tiver publicada, receberá pontuação específica por essa produção. Os
que inscreverem suas práticas, mas não as concluírem ficarão, tão somente, com a
pontuação do Grupo de Estudos.
Bons estudos a todos!!
Educação Física Adaptada
Educação Física Adaptada
Handebol de cadeiras/ inclusão do aluno cadeirante.
O jogo seguirá a mesma dinâmica do que se é jogado tradicionalmente.
Porém cada aluno terá que estar de posse de uma cadeira, que é usada em sala de aula.
Como se joga!
O aluno para receber, passar e arremessar a bola deverá estar sentado na cadeira, quando estiver sem a posse de bola ele pode se movimentar normalmente pela quadra, desde que esteja levando a cadeira.
Quando estiver realizando o movimento de barreira, não será permitido que o aluno fique em pé para interceptar o arremesso ou o passe.
Variação- Pode-se aplicar o Basquetebol.
Caso tenham alguma outra sugestão me enviem.
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